Abertura de ninhos de tartaruga em Anchieta

por Rosimara Marinho

No vídeo de hoje, vamos mostrar a abertura dos ninhos de Tartaruga onde 91 tartaruguinhas Caretta Caretta também conhecida como cabeçudas nasceram e foram soltas na Praia da Guanabara em Anchieta. Fica a dica o passeio para conhecer o IPCMAR- Instituto de Pesquisa e Conservação Marinha que funciona o ano todo. Já com relação a soltura das tartarugas, não há data definida para a próxima. Para saber o dia exato, acompanhe pelas redes sociais do instituto.

O passeio é bem legal, indicado para crianças, adultos todas as idades. Os baixinhos ficam encantados. No entanto, não há data definida para a próxima abertura de ninhos acontecer. A dica é você seguir o  IPCMAR e a Prefeitura de Anchieta nas redes sociais. Eles avisam logo que são informados pela natureza. É que os técnicos do IPCMAR fazem o monitoramento de diversos ninhos na Praia da Guanabara em Anchieta. Local preferido das tartarugas.

Para observar o verdadeiro espetáculo da natureza, é preciso seguir algumas orientações como chegar no Instituto no horário marcado, seguir a pé até o ninho e pronto. Mas vale dizer que quase sempre ocorre tudo muito rápido, então se perdeu a hora, é melhor esperar a outra oportunidade.

Dessa vez, fui acompanhada dos amigos Jéssica e Flávio, que estavam de férias aqui em Guarapari. E como Anchieta é a cidade vizinha, fica bem perto de chegar ao local.  O IPCMAR fica na Praia da Guanabara distante cerca de 300 metros do ninho que fomos acompanhar. Foi lindo e ligeiro. Porém, como estava bem cheio tanto de turistas quanto de moradores que foram presenteados pela natureza, não deu pra chegar tão perto.

Nasceram 91 tartarugas da espécie Caretta Caretta, popularmente conhecida como tartarugas cabeçuda.

O instituto que faz o acompanhamento da abertura dos ninhos e soltura dos filhotes é o IPCMAR.

De acordo com a presidente do IPCMAR, a bióloga Maria Ferreira, a ONG monitora cerca 118 ninhos nas praias de Anchieta. A espécie mais conhecida é a Caretta caretta, popularmente conhecida como cabeçuda.

Observe a dica de quem entende do assuntos

As pessoas interessadas em ver a abertura dos ninhos devem chegar antes das 17h15 na sede da ONG. “Nos reuniremos e iremos sair da base todos juntos, em direção ao ninho. Pedimos para as pessoas chegarem com antecedência para não ocorrer contratempo”, informa a bióloga.

Não há data exata para a próxima abertura de ninhos, porém a previsão é que ocorram novas solturas ainda neste verão.

“Estamos com muitos ninhos sendo monitorados em Guanabara e nas praias da Boca da Baleia e Além”. Explicou que em casos de chuva, não ocorre a abertura dos ninhos.

Dica da MARA:

Se você quer conhecer de perto o trabalho que a ONG realiza, conversar com os especialistas, entre em contato e faça uma visita ao Instituto. A sede do IPCMAR fica aberta de terça a domingo, das 8h às 18h. A visita é gratuita. No local há exposição com materiais biológicos, réplicas em tamanho original de ninhos e tartarugas marinhas, animais taxidermizados – aqueles que parecem de verdade, mas são ‘empalhados’. Além de conhecer filhotes de tartarugas marinhas em tanques especiais.

Guanabara, praia preferida das tartarugas para desova

A Praia da Guanabara, no litoral de Anchieta, apresenta grande incidência de desova de tartarugas da espécie Caretta  caretta, e é hoje um ponto turístico de grande importância. Fica localizada entre Parati e Castelhanos, a 6 Km da sede do município. Possui 2,5 km de extensão. Seu acesso pode ser pela Rodovia do Sol ou por estrada de terra no sentido Parati X Anchieta.

IPCMAR – Instituto de Pesquisa e Conservação Marinha | Telefone: 28 3536-3547

 

You may also like

Deixe um comentário