1 Dia no Circuito dos Imigrantes em Anchieta

por Rosimara Marinho

Há aproximadamente 20 quilômetros de Guarapari, está a cidade de Anchieta, onde possui o Circuito dos Imigrantes que é o assunto do post de hoje.

O Circuito dos Imigrantes fica em Alto Pongal, Anchieta – ES. Foto: Divulgação

Vou te contar sobre a união dos empreendedores do município de Anchieta, localizada no litoral Sul do ES, para a retomada do Circuito dos Imigrantes. Onde mostram que além de suas belas paisagens no litoral, a região de montanhas se fortalece aquecendo as agroindústrias, ampliando suas plantações e atividades. Além de muita história e cultura para enriquecer os passeios de quem vier visitar.

Vale registrar que Anchieta foi uma das portas de entrada de milhares de italianos no Brasil. Você sabia disso? Foi na segunda metade do século XIX, que Anchieta, então Vila de Benevente, recebeu cerca de oito mil imigrantes italianos que tinham a missão de colonizar as áreas de vazio demográfico da Capitania. O programa imigratório atraiu um grande contingente de agricultores provenientes, principalmente, do norte da Itália, da província de Trento, conforme nos informaram os empreendedores que estão sempre empenhados em buscar conhecimento, para repassar aos visitantes.

Veja como vai funcionar o circuito.

A proposta dos empreendedores é atender a grupos de turistas e visitantes sempre aos domingos, com início pela manhã, visita às propriedades, agroindústrias, igrejas, grutas, parada para almoço se estendendo até o final do dia.

O domingo foi escolhido por que é o dia em que todos os estabelecimentos estão abertos e preparados para recepcioná-los. A princípio, a empresa oficial e responsável pelo circuito que inclui traslado, guia e comercialização do pacote é a Kadosh Turismo.

O Circuito é reconhecido pela Lei Municipal nº 1279/2018 e é composto pelas localidades por onde passaram e se estabeleceram os imigrantes italianos que chegaram à Anchieta. São elas: Porto de Cima, Morro da Penha, Residencial Martins, Arerá, Baixo Pongal, Simpatia, Serra das Graças, Córrego da Prata, Dois Irmãos, Alto Pongal, Alto Joeba e Segundo Território.

Alto Pongal

A proposta é passar pelas Mulheres da Prata, Cachaça Pratinha,  Mirante de Alto Pongal

Embutidos Boldrini,  Almoço no Dom Bernardo – Cozinha Italiana e visita a Massas Popinha.

Comunidade de Joeba

Saindo de Alto Pongal com visita aos Mirantes de Joeba, Gruta de Joeba, Igreja de Joeba e Adejo – Associação Delícias de Joeba.

Comunidade de Dois Irmãos

Depois segue a visita a plantação de orgânicos, Casa da Tapioca, Fábrica de queijos e Visita ao Empório Anjos (Fábrica de picolé).

Serviço:

O início do passeio é às 8h30 até às 16h30

Valor R$79,90 Inclui: traslado, acesso aos estabelecimentos, almoço e guia de turismo.

Para conhecer os atrativos: 28 99986-3255 (Visita Guiada+Transporte+Almoço)
Mais informações sobre o Circuito: 28 99987-5680 / 28 99964-7840 / 28 99884-1828

Conheça os atrativos no final do post

Lançamento do Circuito dos Imigrantes

Bethânia Valadão, Revista InPacto, Guilerme Barcelos, presidente Adeturci e empreendedor do circuito e eu Rosimara Marinho, Blog Tudo é Mara – Lançamento Circuito dos Imigrantes

O lançamento do circuito, aconteceu em grande estilo, onde tivemos a oportunidade de presenciar. Foi realizado um jantar no restaurante italiano Dom Bernardo, que fica em Alto Pongal Anchieta.

Na ocasião, todos os empreendedores do Circuito dos Imigrantes, tiveram a oportunidade de mostrar seus produtos gastronômicos, em um menu especial, montado para o evento.

Menu Lançamento Circuito do Imigrantes

Aqui quero destacar os itens que tive a oportunidade de degustar. A Salada orgânica com crouton e redução de balsâmico estava deliciosa. A segunda entrada do menu, foi um ceviche de banana, nunca tinha comido antes, nem ouvido falar, achei interessante. O prato principal, o nhoque de abóbora com ragu de linguiça e carne seca com crocante de bacon defumado, estava delicioso.

E para finalizar, foi servida a sobremesa pavlova com sorvete de creme, mel de abelhas e farofa de bolo da vovó. Muito gostoso. Vale dizer que esse menu foi feito especialmente para o lançamento. Onde todos puderam reunir seus produtos e apresentar ao público. Uma pena, pois ficou tão gostoso! Fica a Dica: Repitam o menu!!!

Claro que passei pela mesa de saída, onde havia bala de coco, bananinha. Durante o evento até a bebida caipilé – uma caipirinha feita com cachaça pratinha, picolé de tangeria dos Anjos. E olha, estava uma delícia! Quebrei meu jejum de anos sem consumir bebida alcóolica, provando essa bebida e não me arrependi. Mas lembre-se, se for beber não dirija.

Autoridades e convidados no evento


Lançamento Circuito dos Imigrantes – Foto: Renan Alves

Compareceram profissionais do trade turístico, imprensa, convidados, autoridades locais, o prefeito da cidade, Fabrício Petri, vereadores, lideranças da Adeturci – Agência de Desenvolvimento do Turismo da região da Costa e Imigração – que compreende os municípios de: Alfredo Chaves, Anchieta, Iconha, Marataízes e Presidente Kennedy.

Para o Presidente da Adeturci , Guilerme Barcelos, o objetivo dos empreendedores é fortalecer o turismo na região. “Nós nos unimos, nos preparamos, fizemos capacitações e estamos retomando o circuito. Embora a princípio iremos atender os visitantes aos domingos, já temos a ideia de ampliar para os sábados”, disse Barcelos.

Para a turismóloga, Ludmila Dutra,  mestre em planejamento territorial para o turismo e integrante da Adeturci, os jovens empreendedores do circuito vieram reascender esse projeto que estava adormecido.

“Essa retomada do movimento ocorreu em função do trabalho que a Adeturci vem fazendo. Nós fizemos um grande diagnóstico da Região da Costa e da Imigração,  identificamos uma possibilidade de resgate imediato, principalmente em função dos jovens empreendedores que existe na região. Essa segunda geração se animou e viu a possibilidade de desenvolver o negócio da família, e se organizar de novo, como circuito, com entendimento melhor do seu papel, se empoderando como responsável pelo projeto”.

Conheça os atrativos:V

Vista de Alto Joeba – Circuito dos Imigrantes – Foto: Divulgação

Alto Joeba

Associação Delícias de Joeba – ADEJO
Bolos, pães, salgados, doces, balas e biscoitos feitos de forma artesanal.
Contato: 27 9 9930-8330

Igreja Centenária de Nossa Senhora do Carmo: Construída no alto da comunidade, propicia a vista da comunidade de Alto Joeba.  

Gruta de Pedra Nossa Senhora de Lourdes: Construída em 1951, por Lazaro Palaoro, é uma das manifestações de fé do Circuito. Os oratórios são frequentemente vistos nas casas.

Estação Alpes: Oferece serviço de caminhadas e trilhas, sendo possível contemplar a nascente do Rio Joeba e belas paisagens.  
Contato: 27 99943-8913

Córrego da Prata

Cachaça Pratinha (Família Rigoni): Fundada em 1957, a “Cachaça Pratinha” oferece uma variedade de cachaças e licores, permitindo conhecer o processo de fabricação.

Contato: 28 99982-6504


Mulheres da Prata: Tradição desde 2009, fabricam uma variedade de biscoitos e massas com receitas de famíliada região: bolos, biscoitos, doces, compotas, geleias e licores.

Contato: 28 3536 6417

Igreja de Pedra de Santa Bárbara / São Pedro: Edificada em  1927, em estilo jesuítico chama a atenção por sua fachada em pedra e por possuir dois padroeiros. 

Alto Pongal


Dom Bernardo: Restaurante fundado em 2017, a casa é especializada em massas e pratos típicos, passeando pela gastronomia portuguesa e italiana.
Contato: 28 9 9955-1318

Massas Popinha: Produção artesanal de massas e biscoitos, traz o sabor tradicional da vovó em seus produtos: capeletti, nhoque, macarrão, lasanhas, pães.
Contato: 28 99883-8695 / 28 99987-5680


Defumados Boldrini: Fundada em 2005, oferece uma variedade de defumados e embutidos como: linguiças, salaminho, lombo e pernil que têm um sabor único e especial. Contato: 28 99924-3175 / 99945-5669

Lagoa do Ayub: Possui piscinas e serviço de petiscaria para toda a família, além de piscinas com água direto da nascente. 
Contato: (27) 99980-0106

Igreja Sagrado Coração de Jesus: A devoção ao coração de Jesus é comum nas comunidades formadas por descendentes de imigrantes Italianos.

Cruzeiro com Capela de Nossa Senhora do Carmo: com uma incrível vistada comunidade de Alto Pongal, o local possui um pequeno mirante e um oratório.

Arquitetura Típica Italiana: Existem casas com mais de cem anos de história e construídas com traços típicos da cultura do colonos.  

Baixo Pongal

Sorveteria Anjos

Criada em 1994, destaca-se pela produção mais de 70 sabores de picolés e sorvetes. A agroindústria fornece seus produtos para dezenas de municípios do Espírito Santo. 
Contato: (28) 99957-1090

Empório dos Anjos 
O Emporio é um aconchegante espaço para famílias, oferecendo lanches, petiscos, produtos locais e o sabor inconfundível dos produtos da sorveteria. 
Contato: (28) 99957-1090

Simpatia

Casa da Tapioca: Produz vários saboresdoces e salgados de tapioca, inclusive tapiocas coloridas naturalmente com produtos da propriedade, como couve, cenoura e beterraba.
Contato: 28 99913-9228

Dois Irmãos

Orgânicos Família Rovetta: produção de hortaliças, frutas e legumes de forma orgânica certificada. 
Contato: 28 99914-0736 / 99958-6313


Segundo Território

Cemitério de Segundo Território: No local, boa parte dos primeiros imigrantes italianos foram sepultados.

Porto de Cima

Praça dos Imigrantes: Local onde desembarcaram os imigrantes italianos pelo Rio Benevente. Possui um monumento com o nome das famílias italianas.

Residencial Martins

Casarão de Quarentena: Alojamento para os colonos imigrantes para curarem as doenças contraídas durante a longa viagem ao Brasil e verificação de suas condições de saúde.

You may also like

Deixe um comentário