A aeronave não tripulada, que é mais conhecida como drone, já virou febre em todo país, principalmente para o registro de belas imagens. Aqui no Tudo é Mara, nós utilizamos com frequência, para mostrar a vocês as Praias de Guarapari. Porém a partir deste verão, o drone passou a ser usado também pela Polícia Militar, para auxiliar na segurança pública da cidade, principalmente atuando nas praias e parques da cidade.
Leia aqui as Top 10 Praias de Guarapari
O primeiro vôo com o drone, foi feito na manhã deste sábado, (19/01), na Praia do Morro, em frente ao Centro Integrado De Atendimento ao Cidadão (Ciac), localizado na Praia do Morro. A proposta é ampliar os vôos nas demais praias de Guarapari. Veja a Live no Facebook com a entrevista do comandante
De acordo com o comandante do 10º Batalhão da Polícia Militar de Guarapari, tenente coronel Wellington Pessanha, o policial irá fazer o sobrevôo com a aeronave pela região, iniciando na Praia do Morro até o Parque Municipal Morro da Pescaria.
“No Morro da Pescaria, tem uma trilha que é difícil o acesso para o nosso policiamento, então o drone vai nos auxiliar ampliando a nossa visão, o nosso serviço de policiamento ostensivo. E é muito importante nesses locais onde não temos fácil acesso e a população: tanto os turistas quanto os munícipes precisam da segurança”, destacou Pessanha.
E completou dizendo que estão planejando estender para outras praias.
“A importância do drone é para o serviço de inteligência, pois o nosso policial irá correr menos risco de tempo do batalhão e ode utilizar a aeronave em várias regiões onde há maior risco de segurança pública e o policial deveria estar lá, porém por diversos motivos não consegue. Através do drone, nós podemos visualizar tudo aquilo que traria risco para o policial estando no local.
Assista aqui o vídeo com 5 Dicas do que fazer na Praia do Morro
Drone pode auxiliar no caso de crianças perdidas e até visualizando afogamentos
Muito comum nas praias no verão são os casos de crianças que se perdem de seus pais ou responsáveis. O drone irá sobrevoar as areias da Praia do Morro em Guarapari e pode ser um auxiliar nesse quesito. É o que afirmou o Cabo Vitor Roepke, policial militar da Força Tática que está atuando no 10º BPM de Guarapari pilotando o drone.
“No caso da praia, em situações de crianças perdidas, afogamentos, jet-ski ou barco muito perto dos banhistas. Podemos fazer uso do drone e observar melhor esse tipo de situação e agir preventivamente”, comentou Roepke.
Acrescentou que a bateria do drone tem autonomia de 15 a 17 minutos, porem o equipamento veio com três baterias que podem ser utilizadas.
Veja aqui Cinco dicas de lugares para conhecer em Guarapari