Hoje vamos falar sobre as areias radioativas de Guarapari. Um estudo feito pela Ufes constatou que as areias monazíticas das praias de Guarapari tem 10 fatores terapêuticos capazes de amenizar dores, evitar doenças e até curá-las. Recentemente, uma torre foi instalada em Meaípe para monitorar a interação da radioatividade na atmosfera. Confira no Programa Tudo é Mara desta semana.
Veja também O poder terapêutico das areias radioativas de Guarapari
Guarapari ficou conhecida mundialmente como “Cidade Saúde”, isso na década de 60. E nela estão 10 fatores terapêuticos que a tornam a única cidade no mundo com propriedades radioativas capazes de amenizar dores, evitar doenças e até curá-las.
Porém foi no ano passado, em 2017, que cientistas comprovaram após 10 anos de pesquisas, os efeitos terapêuticos das areias radioativas da nossa cidade, ganhando novamente repercussão positiva em torno dos benefícios das areias à saúde humana. Aqui no Blog Tudo é Mara, você acompanha a partir de hoje (01-07) três reportagens que compõem uma série sobre o tema.
Vale citar algumas pessoas que estão à frente dessas pesquisas: o advogado Walter de Prá, que foi um dos que me apresentou o projeto, quando eu ainda escrevia para o Jornal A Tribuna e você pode conferir a reportagem da época (2014).
O doutor em geologia, vice-presidente da Sociedade Brasileira de Termalismo, Fábio Lazzerine e o coordenador da pesquisa na Ufes, Doutor em química, Marcos Tadeu Orlando. No entanto, há outros inúmeros profissionais estudando sobre o tema.
Vamos aos números: Eles comprovam que a cidade tem o menor número de casos de câncer maligno de mama per capita no Estado: em Guarapari, são dois casos a cada 100 mil mulheres; em Colatina, a ocorrência foi de 178 mulheres com a doença a cada 100 mil; em Linhares, o número foi de 148 mulheres. Os dados são do Sistema Único de Saúde (SUS).
Os dados foram apresentados pelo professor do Departamento de Física da Ufes, Marcos Tadeu Orlando e a sua equipe que apontam para a relação entre a menor incidência de câncer de mama em mulheres no município e as propriedades das areias monazíticas.
O tema ainda é muito discutido, e deixa dúvidas a moradores, turistas e diversas pessoas. No ano passado, os pesquisadores estiveram no Guará Centro de Eventos para apresentação dos resultados parciais da pesquisa. (Foto acima)
Seis meses se passaram, e ainda restam dúvidas. E foi pensando em esclarecer e procurando trazer conhecimento a população, que a Rede de Desenvolvimento de Guarapari – RDG, movimento voluntário, com o objetivo de tornar Guarapari uma cidade sustentável, para quem mora e investe localmente, que aconteceu no último dia (04-06), uma palestra com o doutor em física da Universidade Federal do ES, Marcos Tadeu Orlando, que é coordenador da pesquisa sobre as areias radioativas.
Na ocasião, o professor esclareceu que a pesquisa que já dura 10 anos, continua em andamento.
“Nós estamos com um produto de pesquisa na área médica, tanto em homossapiens como em animais. Temos um grupo de coleta de amostras de 15 em 15 dias, em todo litoral de Guarapari até Meaípe, onde retiramos pequenas amostras e monitoramos a radiação na área. Junto tem uma equipe de mestrado e doutorado em química. Tem o pessoal do doutorado em fisiologia, um dos doutores é médico, não posso revelar muito por que é a tese deles, específica do ramo médico. Está envolvido na área de aplicação do radônio e como ele interfere no organismo. Temos outra equipe em Alegre, interessada em trabalhar com produtos homeopáticos e estamos desenvolvendo o trabalho em geofísica”, adiantou o professor Marcos Tadeu Orlando.
Também participaram da palestra junto ao professor Dr. Marcos Tadeu a Beatriz Bueno, pesquisadora (abordou sobre os principais tipos de areias das praias); Ângela Sodré, turismóloga (falando sobre os depoimentos de pessoas curadas com as areias medicinais). (Fotos acima, créditos: Dani Huerta)
Cabe ressaltar, que a RDG pretende realizar outras palestras com pesquisadores do assunto. Há também em Guarapari outras entidades buscando fomentar este assunto a fim de tornar ferramenta de divulgação da Cidade Saúde. Tendo em vista que diversos profissionais de áreas distintas, estão se aprofundando no tema.
Se você leu até aqui, acompanhe o nosso Blog nos próximos dois dias, onde traremos mais duas reportagens a cerca das Areias Monazíticas de Guarapari e seus efeitos terapêuticos.
Veja outras reportagens sobre o assunto