Bate e volta de Guarapari a Domingos Martins

por Rosimara Marinho

Esse ano os feriados prolongados são poucos, bem poucos. A maioria vai cair em pleno sábado, ou seja, nada de dias a mais para curtir as folgas prolongadas. Porém é claro, que como boa brasileira, a gente sempre dá um jeito de aproveitar para fazer um passeio. No post de hoje, vamos falar de um Bate e Volta de Guarapari até Domingos Martins.

Hoje vamos mostrar o Parreiral do Sítio Casa Mel, localizado no distrito de Melgaço em Domingos Martins. É um bate-volta de Guarapari até Domingos Martins que você leva cerca de 2 horas de carro para chegar. Mas já adianto que a temporada de visitação só ocorre entre dezembro e fevereiro. No entanto, essa é a sua chance de se planejar para colher cachos de uva direto do parreiral.

Saindo de Guarapari até o sítio em são cerca de 2 horas de estrada (indo de carro), infelizmente não há opção muito fácil de ônibus de linha, opte por alugar um carro, uma van para fazer esse passeio.

Esse passeio Bate e Volta de Guarapari até Domingos Martins, nós já fizemos várias vezes. A cada subida da serra, descobrimos um lugar diferente na região das Montanhas Capixabas.

Veja só o vídeo do passeio no Parque Pedra Azul

Chegamos lá, e estava no último dia da colheita. Isso mesmo, sempre queríamos ir, mas como ocorre de Dezembro a Fevereiro, período de alta temporada em Guarapari, é quando estamos com muito trabalho por aqui. Porém o importante é que conseguimos ir.

O acesso ao sítio, logo na chegada você se depara com uma lojinha onde tem antepastos para degustação, sucos e vinhos.

Você recebe o empréstimo de uma tesoura, para que possa cortar seu cacho de uva. Caso consuma dentro do parreiral, não é cobrado a mais por isso, mas caso queira levar a uva, ela é pesada na loja e você paga o valor do quilo (R$8,00), valor de fevereiro de 2019.

Bom, o fato é que a experiência de cortar a uva direto do pé, poder provar ali docinha natural é Maravilhoso! Só vivenciando essa experiência. Recomendo o passeio principalmente para quem tem crianças, aposto que os pequenos vão se amarrar. Embora eu tenha ido só com adultos, vi uma criançada por lá.

Um pouco mais da história do sítio e as novidades que o Carlos Stein vai preparar, você confere no vídeo que preparamos com muito carinho. Dessa vez, a edição e filmagem ficou por conta do marido que me acompanhou nesse passeio. A família dele foi quem animou de subir a serra.

Ah, na volta para casa, pedimos dicas de onde almoçar e paramos num restaurante no caminho de volta, um lugar bem bonito, tipo aqueles casarões antigos, parecia de novela. Uma comida caseira bem gostosa.

E já na sede em Domingos Martins, como já é de costume, passamos pela Rua de Lazer, em busca das delícias que tem por ali. Provamos uma torta de Leite Ninho com Nutella, numa doceria bem ao final da rua. Estava divina.

Uma loja que você não pode deixar de ir é a loja Doces Caseiros, lá tem diversas opções de biscoitos, doces e bombons além de outros produtos da agroindústria da região. Os biscoitos da Kebis são meus preferidos e o bombom de morango é o queridinho por lá.

Detalhe que amo, é que tem degustação à vontade na casa. Então você só compra o que você mais gostar. Não deixe de ir.

Veja como foi o nosso Passeio no Parque Pedra Azul

A Pedra Azul é um dos monumentos turísticos mais famosos do Espírito Santo. O Parque Estadual de Pedra Azul, está localizado na Rota do Lagarto, Km 2, Pedra Azul, Domingos Martins, Espírito Santo. O funcionamento do parque é de terça-feira a domingo.


As trilhas são autoguiadas, sendo a contratação de condutores opcional ao visitante. Escolhi fazer um passeio no início do mês de agosto, que é fora do período da temporada. Embora já tenha visitado antes a região, dessa vez, optamos eu e o Tales, por registrar todo o passeio, que você pode acompanhar agora aqui no Blog Tudo é Mara.

Espero que tenha gostado das dicas, desejo um passeio MARA. Mas não deixe de se inscrever em nosso canal no Youtube e acompanhar nossas dicas nas redes sociais.

You may also like

Deixe um comentário