É uma fração de segundo, transformada em imagem que eterniza momentos, lugares e até sensações. A fotografia, permite isso tudo em uma única imagem. Dia 8 de janeiro é o dia Nacional da Fotografia. A data marca a chegada da primeira câmera fotográfica ao país, em 1840.
Nós do Blog Tudo é Mara convidamos fotógrafos de Guarapari com 3, 10, 13 e até 37 anos de experiência para que nos enviassem fotos de diversos lugares da cidade.
É claro que o destaque foi para as praias. Contudo, há registros de lagoas, mangue e registros humanizados.
Uma notícia boa aos profissionais da área, é que apesar dos smartphones, celulares e aplicativos que facilitam as fotografias instantâneas, ainda há grande respeito a profissão e diferenciais em fotografias profissionais. O Senado analisa uma proposta (PLC 141/2015) que acaba com a cobrança de impostos e contribuições na compra e importação de equipamentos e materiais para uso exclusivo de fotógrafos e cinegrafistas.
Os irmãos Weverson e Jeferson Rocio, na estrada da fotografia há 37 anos, são apaixonados pela profissão. A experiência aliada a sensibilidade de ambos, rendem registros dos mais variados.
Weverson atualmente, está atuando no ramo do turismo e hotelaria. Suas belas imagens de Guarapari, mostram a cidade desde quando eu ainda não era nascida. Até fotografias dos dias atuais e de lugares aonde não fui ainda.
Foi difícil escolher uma dentre milhares de fotos do profissional.
Seu irmão, também muito talentoso, já fez diversos trabalhos e atualmente está no ramo empresarial e industrial.
A fotografia vai além dos nossos olhos e até mesmo de um salto, como essa foto Maravilhosa de um momento de descontração de um grupo de meninos, registrada pelo artista multimídia, Marcelo Moryan. A foto é da Lagoa do Irerê, no bairro Sol Nascente aqui em Guarapari. Quem ainda não conhece, vale a visita. Farei uma postagem a respeito em breve.
Moryan trabalha com imagens há 25 anos e há 10 atua diretamente com fotografias.
Quando o assunto é sorriso, eu logo me lembro dele. O fotógrafo Renan Alves, há 13 anos no mercado profissional, é especializado em registrar sorrisos das pessoas. No entanto, a arte de fotografar o nascer e o pôr do sol, estão em seu instinto alegre de ser. Natural de Alegre, Renan escolheu Guarapari por sua cidade e também é encantado por Anchieta.
Nosso parceiro aqui do Blog desde antes do surgimento, Renan já tem várias fotos por aqui. Essa foi a minha escolhida, considero a foto oficial do Tudo é Mara. Mas o que ele preparou para o Dia Nacional da Fotografia, foi a time lapse que você encontra clicando aqui.
Foco, diafragma e ISO são temas técnicos que aos profissionais da fotografia fazem a diferença na hora de registrar uma foto.
A parte documental e histórica da fotografia é algo que encanta o fotógrafo Bruno Zanchetta, com 10 anos de profissão. Das quais já fez diversos trabalhos e se dedica atualmente a fotografia documental, espetáculos e shows. Segundo Zanchetta, sua opção fotográfica é mais voltada para a parte humana. Facilmente perceptível com sua foto realizada no Canal de Guarapari. Veja abaixo.
Apaixonada por fotografar famílias, gestante e crianças, Bruna Abreu fez um lindo ensaio de gestante no balneário de Meaípe. Bruna está há 3 anos e meio profissionalmente no ramo.
A arte de fotografar ganhou ainda mais visibilidade com o advento das mídias sociais. Tornando as fotos mais vistas, compartilhadas e curtidas. E Guarapari, aqui nesse post, pudemos mostrar alguns recantos ainda não divulgados na web.
Quero parabenizar aos amantes da fotografia pelo Dia Nacional do Fotógrafo e por eternizarem momentos. Minha gratidão a cada um dos fotógrafos e aos leitores que também enviaram belas fotografias feitas por seus celulares.