“Mara, como está a situação em Guarapari? Posso ir praí, minha viagem já está marcada!” Essa é a pergunta mais recorrente feita aqui no Blog Tudo é Mara nos últimos dias. Caros leitores que acompanham o Blog, procurei me inteirar com as autoridades locais e NÃO seria prudente da minha parte e nem da de ninguém dizer: “sim, pode vir!”
Então decidi gravar um vídeo lá no canal contando um pouco de como está a situação. E deixei descrito com link para o site da prefeitura de Guarapari onde estão sendo atualizadas as informações.
A orientação do Ministério da Saúde é que os brasileiros PERMANEÇAM EM SUAS CASAS, nesse período de pandemia do corona vírus. A Prefeitura de Guarapari faz a mesma orientação e inclusive baixou um decreto proibindo a entrada de turistas no período de pandemia e realizando ações de fiscalização e até bloqueio nas entradas de acesso a cidade, conforme determina o decreto 203/2020 publicado nesta quarta-feira 18/03. Leia aqui
“A Prefeitura de Guarapari, através da Secretaria de Turismo, Empreendedorismo e Cultura (Setec) e Secretaria Municipal de Postura e Trânsito (Septran), em parceria com o Polícia Militar e com a Polícia Civil, está fiscalizando os acessos do município de Guarapari, para cumprir a suspensão da entrada e a circulação de ônibus de turismo/excursão, microônibus, vans e similares na cidade. Essa medida faz parte do decreto 203/2020, que trata sobre as novas medidas administrativas e sanitárias para o enfrentamento da emergência em saúde pública, em razão do novo coronavírus”, diz a prefeitura.
A suspensão da entrada desses veículos e excursões tem um período mínimo de duração de 30 dias, podendo ser prorrogado conforme a evolução da pandemia no país.
A Prefeitura informou que a fiscalização será realizada em Meaípe, Rodosol, BR 101 e rodoviária da cidade. Os motoristas e responsáveis pelo grupo de excursão que insistirem em desobedecer a determinação, serão encaminhados pela Polícia Militar, até a Delegacia da Polícia Civil.
A secretária de Turismo, Empreendedorismo e Cultura, Letícia Regina, afirma que essa medida foi tomada para resguardar a saúde da população de Guarapari. “O momento não é férias, nós suspendemos todos os eventos municipais e privados e além disso, estamos tomando essa medida para garantir a segurança da nossa população. A recomendação do Ministério da Saúde é para que as pessoas fiquem em casa, ou seja, isolamento social. Temos que evitar aglomerações, só assim, o município continuará sem casos confirmados da doença”, finalizou a secretária.
Ressaltamos que até o dia da publicação deste post,(19/03/2020) não há registros de casos confirmados do novo coronavírus (COVID-19), em Guarapari. O que ocorreu foram 8 casos suspeitos, sendo que desses, 2 já foram descartados e os outros 6 estão em investigação. Acompanhe aqui!
Reitero a você caro leitor que a minha sugestão é que ao invés de cancelar suas viagens aqui para Guarapari, apenas adiem. A cidade, donos de hotéis, pousadas, restaurantes, guias de turismo e todos estaremos aqui de braços abertos para acolhê-los, TÃO LOGO essa situação do Covid-19 se normalize.
Veja algumas mudanças em Guarapari por causa do Coronavírus
Aulas suspensas – A partir da próxima segunda-feira (23), serão suspensas as aulas em toda a rede Municipal de Ensino, por 14 dias. No período de 18 a 20/03, as escolas manterão as atividades escolares para o atendimento dos alunos, uma vez que, muitas famílias precisam desse prazo para adaptar à rotina e se adequar a esse processo.
Escolas particulares também receberam recomendação do prefeito para suspender as aulas.
Home office para maiores de 60 anos – Os funcionários do município de Guarapari, com mais de 60 anos e gestantes, a partir do sexto mês, farão o seus trabalhos em casa, na modalidade de Home Oficce. Os funcionários que trabalham no atendimento à população farão a escala de rodízio e usarão máscaras. Lembrando que, muitos serviços, principalmente no que tange a Secretaria Municipal de Fazenda (Semfa), são oferecidos online, no site da Prefeitura, www.guarapari.es.gov.br .
Eventos suspensos – Todos os eventos municipais continuam suspensos para evitar aglomerações. “O Ministério da Saúde orienta que a melhor forma de prevenção da doença é permanecer em casa,
Shopping Guarapari fechado – O Shopping Guarapari permanecerá fechado de 19 de março a 02 de abril, em obediência ao decreto n° 4.600-R, de 18 de março 2020, editado pelo Governo do Estado do ES, em decorrência de medidas preventivas ao corona vírus (COVID-19 ), que suspende o funcionamento de shoppings no Estado do ES.
Momento é de atenção! A Secretária de Saúde, Alessandra Albani, explicou que as equipes de saúde estão preparadas para atender a população, mas o momento é de atenção e não de pânico. “Se você está gripado ou chegou de algum outro país, a recomendação é que fique em casa, faça o isolamento corretamente, tome bastante líquido e se cuide. Só procure a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) em casos urgentes. O município não possui caso confirmado da doença e juntos, cumprindo as recomendações, vamos combater a Covid-19”, disse Alessandra.
Sobre o Isolamento
Os pacientes que após avaliados em consulta médica preencherem o critério abaixo deverão ser submetidos ao protocolo clínico de isolamento domiciliar constantes na portaria 036-R, de 16 de março de 2020.
Síndrome Gripal:
Na ausência de outro diagnóstico específico, considerar o paciente com febre, de início súbito, mesmo que referida, acompanhada de tosse ou dor de garganta e pelo menos um dos sintomas: mialgia, cefaleia ou artralgia.
Obs: Em caso de crianças com menos de 2 anos, é preciso considerar, na ausência de outro diagnóstico específico, febre de início súbito, mesmo que referida, e sintomas respiratórios: tosse, coriza e obstrução nasal.
Orientações preventivas do Ministério da Saúde
▪Lavar as mãos com água e sabão ou use álcool em gel.
▪Cobrir o nariz e boca ao espirrar ou tossir.
▪Evitar aglomerações se estiver doente.
▪Manter os ambientes bem ventilados.
▪Não compartilhar objetos pessoais.