A maquiagem tem transformado mulheres pelos quatro cantos do mundo. Feito de mulheres anônimas à famosas. Uma porta ao empreendedorismo feminino, onde as mulheres podem ampliar a renda, fazendo maquiagens. A exemplo de muitas blogueiras e influenciadoras digitais, que usam suas mídias sociais para trocar experiências sobre maquiagem, dicas, etc.
No post de hoje, vamos falar sobre maquiagem e a relação com a autoestima da mulher, nossa entrevistada é a Patrícia Simões. Ela é maquiadora profissional formada pelo Senac há dois anos, especializada em noivas, graduada em Comércio Exterior e está cursando Contabilidade.
Já deu para perceber, que a Patrícia não para. E quando o assunto é maquiagem, ela dispõe de toda sua criatividade e versatilidade nos pincéis e cores, destacando seu talento.
“Gosto da maquiagem por ser versátil. Posso brincar, fazer arte. E cada pessoa é diferente da outra, não dá pra fazer a mesma coisa em todo mundo”, disse Patrícia.
E adiantou: não pode faltar máscara de cílios, blush e batom. Dependendo da idade da pessoa, não dá pra ficar sem uma base pra cobrir as manchinhas.
“Com a maquiagem, a mulher se reinventa. Ela sai da zona de conforto, ela se enxerga com “outros olhos”, e percebe o quanto é linda. Se sente mais confiante, mais capaz. Uma mulher maquiada, atrai olhares e demonstra o seu amor próprio”, destacou Patrícia que é mãe de 2 filhos e não funciona igual aquele velho ditado em que “casa de ferreiro espeto é de pau”. Sempre que possível, ela está maquiada.
Autoestima
A maquiagem é uma grande aliada da mulher que está com baixa autoestima. Os pinceis e as cores, somados ao realce da beleza feminina contribuem com a valorização da beleza, confiança e autoestima.
Eu li no site Tudo sobre Make “Para a maioria das mulheres, trabalhar a autoestima é um processo que dura anos, mas uma boa maquiagem pode fazer a diferença, em poucos instantes” .
Esse post inclusive, surgiu por causa de uma enquete no Instagram do Tudo é Mara, onde perguntava sobre o que meus leitores gostariam que eu escrevesse: Maquiagem / Opções Gastronômicas. O resultado deu empate e não poderia deixar de abordas o assunto.
“Quando a mulher se maquia, ela percebe que o mundo é muito maior do que ela imaginava. E descobre, que pode conquistar tudo o que quiser!”, Patrícia Simões.
Como conheci a Patrícia
Eu já conheço a Patrícia desde pequena, fomos criadas no mesmo bairro, frequentávamos a mesma comunidade. E logo que ela fez o curso de maquiagem, eu a acompanhava pelas redes sociais. Ela fazia muitos trabalhos mais artísticos, maquiagens temáticas, tipo halloween, e morava em outra cidade. Logo que se mudou de volta para Guarapari, nós conversamos e ela já me maquiou 3 vezes expondo seu talento e realçando minha feminilidade.
As maquiagens que a Patrícia fez em mim, foram para três situações distintas: uma make básica, com tons mais neutros para uma gravação do Programa Sobre a Panela de Barro que também é feita aqui em Guarapari.
A outra produção, foi para um evento da igreja à noite. Onde fui voluntária como mestre de cerimônias na Noite de Massas.
E a última e mais recente, foi para a cobertura do relançamento do Circuito dos Imigrantes em Anchieta.
Minha rotina com maquiagem
A maquiagem pra mim é um filtro solar com base, batom, blush, lápis de olho e rímel e está muito bom. Às vezes incluo um pó facial para selar o rosto e tirar o brilho e pronto. Isso estou me referindo ao meu dia-a-dia. Porém quando vou a eventos, gravar vídeos para o Canal Tudo é Mara no You Tube e em ocasiões especiais, logo procuro a ajuda de profissionais para realçarem a minha beleza.
No meu caso, não abro mão de sair de casa sem o mínimo de make, ainda mais quando passamos dos 30, com o aumento dos melasmas – que são aquelas manchas escura na pele. Segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia, não há uma causa definida, mas muitas vezes esta condição está relacionada ao uso de anticoncepcionais femininos, à gravidez e, principalmente, à exposição solar.
E como disse no começo do post, maquiagem pra mim é um filtro solar com base, batom, blush, lápis de olho e rímel e tá muito bom. Às vezes incluo um pó facial para selar a face pronto. Isso estou me referindo ao dia-a-dia.
Quando vou à eventos, recorro a profissionais para me maquiarem. E se o evento for de última hora, também consigo me virar numa maquiagem básica com direito a base, contorno, sombra, aproveitando as dicas das diversas maquiadoras e amigas que já trocaram dicas comigo e me maquiaram também.
O que não faço de jeito nenhum é dormir com o rosto com maquiagem. Faz parte da minha rotina, chegar em casa e retirar toda a maquiagem com um demaquilante de olhos da Avon, que me acompanha há anos. Peguei essa dica com minha madrinha, já que ela e minha mãe foram as primeiras a me ensinar sobre maquiagem. Depois lavo o rosto com sabonete da Adcos que ajudou e muito na revitalização da minha pele.
Esse foi o post de hoje, espero que vocês tenham gostado! Te convido a seguir nossas redes sociais, se inscreva em nosso Canal no Youtube. Um beijo para você, e até a próxima.