Você já viu casamento sem fotografia? Parece parte integrante da cerimônia, seja do casamento civil, religioso, da festa, enfim. Atualmente, tem as fotos pré e pós wedding. Difícil encontrar um casamento que não há registro fotográfico.
Na coluna Casar é Mara de hoje, em homenagem ao Dia Mundial da Fotografia comemorado neste domingo (19/08), entrevistamos alguns fotógrafos de Guarapari e região, para expressarem sua opinião além das fotos.
O casal Photolife, como são conhecidos Tiago e Nathalie (foto acima), consideram a fotografia como a cereja do bolo.
“A fotografia no casamento é o item que coloca a cereja no bolo de tudo aquilo que a noiva planejou, é na fotografia que ela vai ver e levar pra sempre esse dia tão mágico. Pra gente, a fotografia nos permitiu ter mais contato com histórias que nos motivam e com pessoas que nos ajudam a construir a nossa história”, Nataly e Tiago.
Felipe Vieira, (Foto abaixo com sua equipe) que é fotógrafo de casamento há mais de 12 anos, atribui a fotografia como uma das formas, não só de registrar a nossa história para a posteridade, mas de reviver os momentos e emoções que estão na fotografia.
“Acredito que um dos grandes momentos na nossa vida é o casamento, e fotografar todo o misto de emoções que acontecem nesse dia é perfeito. Sorrisos, lágrimas, alegrias e outras emoções que muitas vezes nos passam despercebidos e que na fotografia podemos ver e reviver”, disse Felipe Vieira.
“O que faz a fotografia ser tão importante no casamento é o poder que ela tem de eternizar esse momento único para sempre. A fotografia tem o poder de perpetuar os melhores momentos da sua vida para o resto dela – e depois dela também”, é o que afirma a fotógrafa Vanessa Lima (foto abaixo).
“Quando pego minha câmera para fotografar casamentos, para mim, vai muito além de apertar os botões de uma máquina, é na verdade onde eu conheço pessoas, histórias, amores, culturas e saber eternizar tudo isso de uma maneira mágica, fazendo com que cada pessoa que olhe as fotos reviva momentos e sentimentos de um dia tão especial”, concluiu Vanessa.
Já o publicitário Renan Toledo, que atualmente trabalha em uma agência de publicidade, destacou que a fotografia hoje é a arte mais presente no dia-a-dia das pessoas.
“Reparo nas pessoas registrando a natureza ou o dia a dia (às vezes da janela do ônibus ou no calçadão), fazendo registros lindos sem notar que isso é uma arte. Alguns desses registros dariam belos quadros por exemplo. Nos casamentos ela já faz parte de todo o processo, do pré (os ensaios pré-wedding ao pós (os ensaios com o tão sonhado vestido da noiva rs). Eu ainda não vi um casamento sem fotografia”, destacou Toledo.
E você noiva, já parou para escolher quem vai contar a sua história no dia do seu casamento? Tem muitos outros nichos da fotografia! Tem foto lembrança, como é o caso da Foto Na Mão que já citamos aqui no Blog. Foto newborn, quando o fotógrafo é especializado em fotografar bebês, especialistas em fotos de cachorros. E tantos outras opções. Ah, e ainda no mercado de casamento, há diversos profissionais com linhas diferentes de trabalho. Mas a minha sugestão é você se sentir confortável com o profissional, buscar referências e conhecer os trabalhos anteriores. Existem muitos profissionais qualificados no mercado. Não deixe de eternizar o seu grande dia!