Belezas escondidas, águas cristalinas, lugares pouco frequentados, o Parque Morro da Pescaria em Guarapari, abriga
verdadeiras praias secretas e uma natureza exuberante.
Logo após o portal de entrada, localizado no final da famosa Praia do Morro, distante cerca de 400 metros, é possível se deparar com a belíssima Praia da Areia Vermelha.
Olhando do alto da trilha, a praia, tem águas cristalinas, que se contrastam com as areias em coloração com tons de rosa, puxando para o vermelho. A temperatura da água é amena e se parece uma praia particular. Poucas pessoas chegam até ela, pois o acesso é por uma trilha morro abaixo, paralelo ao acesso principal do parque.
Seguindo a trilha pelas pedras, encontramos outra prainha bastante reservada, com muitas conchas e mexilhão (sururu) e a água transparente, porém neste caso, mais gelada. De acordo com o que pude observar no mapa essa é chamada de Prainha do Sul, também utilizada para a ancoragem de escunas.
A dica preciosa para seguir um passeio light pelo parque é apreciar o visual da Prainha do Sul observar adiante e retornar ao acesso principal seguindo pela trilha para chegar até a Praia do Ermitão. Mas se você for mais aventureiro e estiver em boa forma física, até dar para seguir o passeio pelas pedras. (Mas não se arrisque, vá somente até onde conseguir.
No meu caso que estava acompanhada de outras três pessoas Tales, Jessica e Cecília, fomos até a Praia do Ermitão pelas pedras, mas o acesso é um pouco difícil e até arriscado).Retornando a trilha principal, chegamos ao mirante do parque, de lá o visual é Maravilhoso.
É possível avistar a Praia do Morro inteira, quanta beleza! Ah, e do mirante também é possível avistar de cima a Praia da Areia Vermelha.
Seguindo em frente pela trilha do parque nos deparamos com a mata atlântica preservada, e é possível encontrar alguns animais como micos, saguis, tamanduás entre outros.
Ainda falando das praias secretas, ao final da trilha principal, o passeio é encerrado com o visual da Praia do Ermitão – localizada no extremo norte do parque, é o ponto de alimentação das tartarugas marinhas, que podem ser visualizadas de acordo com a época do ano e sua sorte.
Lá é um atrativo contemplativo da natureza, da superfície ao fundo do mar. A olho nu lindas conchas e outros cascalhos embelezam a praia que fica distante da badalação da cidade. A formação rochosa também é um convite a registros fotográficos. Sem contar a presença de vários pássaros que embelezam ainda mais o lugar.
Em um passeio pelo parque, é possível desfrutar do frescor da mata atlântica e do calorão do sol num mesmo lugar.O Parque Morro da Pescaria é uma boa dica de lazer para quem mora e para aqueles que passam as férias em Guarapari.
Sobre o Parque:
O Parque Morro da Pescaria é uma península localizada entre as Praias do Morro e da Cerca em Guarapari – ES. O Parque em 2016 recebeu o título de Posto Avançado da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica, organismo brasileiro vinculado à UNESCO.
Conquistou o título por que tem expressiva área preservada, é de uso público destinado à visitação e Educação Ambiental. Possui grande importância ambiental com área terrestre e marítima, além de vigilância e manutenção permanentes e gestão eficiente. É administrado pela Prefeitura Municipal de Guarapari, por meio da Secretaria de Meio Ambiente.
São 73 hectares de Mata Atlântica e de Restinga, com espécies raras da flora e fauna brasileira e rica biodiversidade marinha existente em todo entorno do parque. Foi criado a partir da Lei Municipal Nº 1.673 de 1997.
Atrativos do Parque: Praia do Ermitão, Prainha do Sul, Praia da Areia Vermelha, Ilha da Raposa, passeio na trilha.
Fauna: macacos sagüis, esquilos, siriemas, jaguatiricas, jacupembas, sabias, beija-flores, saíras, garças, gaivotas, maçaricos, jiboias, lagartos e outros.
O parque possui guardas-parque, ponto de apoio ao turista, lanchonete.
Como chegar: O Parque Morro da Pescaria fica no da Praia do Morro. O acesso ao parque custa R$3,00 por pessoa. (Verificar o valor no período da sua visita ao local)
Vídeo publicado em 10 de janeiro de 2017, Matéria em 11 de janeiro de 2017 e atualizada em 29 de janeiro de 2019.
Espero que você tenha gostado das dicas. Aproveito para te convidar a se inscrever em nosso Canal no Youtube e Seguir as Nossas Redes Sociais.
Facebook.com/tudoemara Instagram.com/tudoemara
Veja também o vídeo com 5 Lugares que você precisa conhecer em Guarapari