O passeio de trem, ainda é uma opção econômica, de lazer e até de turismo entre o Espírito Santo e Minas Gerais. Como aqui em Guarapari recebemos muitos turistas mineiros, a pergunta sobre o trajeto da Estação Ferroviária Pedro Nolasco até Guarapari e vice-versa é uma constante por aqui.
No post de hoje, vamos contar um pouco sobre a viagem de trem da Vavá, a Valéria Rodrigues é pedagoga e saiu de Guarapari essa semana indo até Vitória se deslocando de trem com destino a Governador Valadares – MG, para o aniversário de uma amiga que conheceu pela Internet.
Vavá como é conhecida no Instagram, é de Guarapari e com sua alegria e bom humor, tem conquistado muitos seguidores pelas redes sociais. Em seu perfil no Instagram @VavaeYasmin ela já contabiliza mais de 2.000 seguidores que o acompanham assim como se assiste uma novela, sabe?. Vavá gosta de fazer muitos stories diariamente e sempre com mensagens alegres, motivacionais, de fé e muito bom humor.
Quando soubemos da sua viagem, logo pedimos que nos contasse em detalhes para ajudar a montar as dicas para vocês.
Ah, antes de seguir com o post, já adianto aos mineiros, que são muito bem-vindos à nossa cidade. Guarapari possui 52 praias para vocês desfrutarem. A nossa região de montanhas e o agroturismo, estão em expansão para acolher os visitantes. E a rede de hotéis e pousadas está sempre em busca de melhorias para receber bem. Veja aqui onde se hospedar em Guarapari.
Dicas da Vavá
“Durante a viagem, muita gente aproveita para apreciar a natureza através do visual das janelas, há quem usufrua de uma boa e tradicional leitura de livro, tablets, smartphones, notebooks, etc”.
E completou ainda dizendo que antigamente a imagem dos trens era de algo mais simplório. Mas a Vale reformou. Clique aqui e saiba mais sobre os trens da Vale.
” Muita coisa mudou. Há uns 4 anos que os vagões foram substituídos e atualmente os trens são novos, limpos, acomodações modernas e confortáveis”, disse Vavá.
E o look para viajar de trem também deve ser de acordo com a viagem. “Eu optei por um look confortável calça jeans e t-shirt, bem blogueirinha”.
Valéria saiu de Guarapari e seguiu até a Estação Pedro Nolasco em Cariacica, onde acontece o embarque e desembarque de passageiros no Trem da Vale.
● O transporte de Guarapari até a Estação de Trem em Cariacica leva em torno de 1h30 a 2horas de ônibus de linha (Viação Planeta – Ipiranga Dom Bosco), tem opção de Uber, Táxi ou veículo particular onde o tempo do trajeto cai para 1h10 em média, se o trânsito estiver fluindo bem. Vamos deixar aqui, o link com os horários de ônibus de Guarapari para Estação de Trem. Veja também os contatos da Rodoviária de Vitória que é perto da Estação Ferroviária.
● A Passagem de Trem pode ser adquirida pela internet (Compra Online) e pode ser paga com cartões de crédito e débito. i. Ou nos guichês de atendimento da Estação de Trem. Porém se for comprar nos guichês é necessário 1 horas de antecedência ao embarque, já que os guichês encerram as vendas de passagens com 40 minutos antes do embarque.
Tipos de Passagem:
● Executiva
3 assentos por fileira, tomadas elétricas individuais, luz de leitura, áudio individual, descanso de pé, poltronas: mais largas, mais confortáveis e ângulo maior de reclinação.
● Econômica
4 assentos por fileira, 1 tomada elétrica a cada dois assentos, poltrona com deslocamento do assento trazendo uma leve reclinação.
● Cadeirante – Carro exclusivo para embarque de pessoas que utilizam cadeira de rodas.
● O valor da passagem varia. No entanto a Valéria pagou na passagem de Vitória a Governador Valadares de R$42 na classe econômica. Tanto a passagem econômica quanto executiva dão direito ao passageiro ir no vagão com ar condicionado. A diferença é a poltrona da classe executiva que é reclinável.
● Em cada viagem o trem transporta 1.200 passageiros distribuídos em vagões.
● Todos os dias sai um trem de Vitória às 7h da manhã chegando à Belo Horizonte às 20h. E também sai um de BH às 7h e chega à Vitória às 20h.
● Lanche – há lanchonetes no trem que vendem opções de salgados, pão de queijo entre outros, Mas é comum as pessoas levarem seus lanches individuais. As lanchonetes de dentro do trem não aceitam nenhum tipo de cartão, apenas em dinheiro.
Dicas da Mara
Ao chegar à Guarapari, você pode procurar o nosso post, com Roteiro de 2 dias para curtir a Cidade.
Se tiver em dúvida com relação ao que fazer em Guarapari, é só procurar o nosso post um dos mais lidos: O que fazer em Guarapari.
Ah, desejamos um passeio Maravilhoso seja de trem, de escuna ou uma bela caminhada nas praias.
Uma dica especial, é você conhecer a nossa gastronomia. Assiste esse vídeo lá no canal, onde mostramos um pouco do Festival Sabores de Guarapari. O festival acabou, mas muitas delícias você ainda encontra nos estabelecimentos “Do requinte ao pé na areia”.
Espero que tenha gostado. Até o próximo post.